Triplicidades Zodiacais na magia prática

  As triplicidades zodiacais basicamente são as divisões que temos dos 12 signos pelos 4 elementos (terra, água, fogo e ar). Aqui, não irei abordar a parte puramente astrológica, pois não é meu foco de estudo e é um tema que apenas um bom entendedor poderia explicar de forma aceitável. Porém, irei falar sobre como as triplicidades, em sua parte simples, podem ser de ajuda nas mais diversas práticas mágicas.

Veja a seguir a divisão dos signos pelos elementos:

Signos de FOGO: Áries, Leão, Sagitário.

Signos de TERRA: Capricórnio, Touro, Virgem.

Signos de AR: Libra, Aquário, Gêmeos.

Signos de ÁGUA: Câncer, Escorpião, Peixes.


 A primeira coisa que podemos extrair destas relações é óbvia, com ela podemos saber o elemento de cada signo e consequentemente saberemos que ele terá exaltação das virtudes e vícios do elemento que está relacionado. Por exemplo, temos Áries como um signo de fogo, logo, nos arianos este elemento naturalmente deve estar bem presente. Os Capricornianos terão mais terra, e assim por diante. Claro, isto pode acontecer com mais ou menos intensidade a depender do mapa astrológico de cada um.

 

Levemos em consideração também a ordem dos signos, pois através delas podemos perceber as manifestações triplas dos elementos. 


  • Áries - Início do fogo

  • Leão - Progresso e aumento do fogo

  • Sagitário - Fim do fogo


Da mesma forma temos com os outros signos: Touro é o início da terra, virgem o meio e capricórnio o fim. Gêmeos é o início do ar, Libra o meio e Aquário o fim. Câncer é o início da água, Escorpião o meio e Peixes o fim. Como diria Agrippa: “Das misturas, portanto, desses planetas e signos, juntamente com os elementos, todos os corpos são feitos.”


 Logo, em operações elementais, conhecer as triplicidades é de grande valia. Imaginemos um rito focado no elemento Água, o magista pode utilizar-se não apenas de correspondências diretas do elemento, mas também de correspondências zodiacais, como os signos de Câncer, Escorpião e Peixes.


 Há também a vibração de nomes angelicais formados a partir da letra de cada triplicidade, veja na tabela a seguir, que também está presente no post sobre amuletos elementais:


FOGO

Triplicidade:

Áries

Heh

Leão

Teth

Sagitário

Samech

+AL =

Hitsael

TERRA

Triplicidade:

Touro

Vav

Virgem

Yod

Capricórnio

Ayin

+AL =

Vioel

AR

Triplicidade:

Gêmeos

Zayin

Libra

Lamed

Aquário

Tzaddi

+AL =

Zaitzel

ÁGUA

Triplicidade:

Câncer

Cheth

Escorpião

Nun

Peixes

Qoph

+AL =

Chankel


 Logo, caso queira invocar energia elemental do fogo vibrando algum nome, pode utilizar-se do nome Hitsael, pois ele trará todas as características necessárias para auxiliar na expansão da energia do fogo. Vioel para invocar características do elemento terra, Zaitzel para ar e Chankel para água. 

 Caso não tenha entendido a composição da tabela, ela é formada pelas letras em hebraico correspondentes a cada signo unidas com o acréscimo de AL no final, transformando-as em um nome angelical. Para mais informações a respeito desta formação de nomes, recomendo o livro A Golden Dawn, de Israel Regardie.


Referências:

Três livros de filosofia oculta - Agrippa (Livro 1, capítulo VIII)

The Golden Dawn - Israel Regardie

www.astrologiaclassica.com.br/o-uso-pratico-das-triplicidades/

constelar.com.br/tecnica-astrologica/tradicional/dignidades-planetarias


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Tarot e a Cabala Mística

Entendendo os Signos através de seus Elementos e suas Qualidades

Comunhão Expansiva Com o Fogo