Amuletos e Talismãs Elementais - Como fabricar e consagrar

 Amuletos Elementais 

Versão 1.0 por Gecko, https://geckomagia.blogspot.com/

Os amuletos são objetos poderosos que podem auxiliar o praticante de diversas formas imagináveis, é uma prática ampla que só depende da criatividade e conhecimento daquele que fabrica este poderoso objeto. Neste texto, falarei sobre a fabricação, consagração e energização de amuletos e talismãs através dos 4 elementos, sendo sua principal utilidade a teurgia e comunhão do usuário com um elemento ou mais.


Fabricação

Sempre utilize os objetos mais naturais possíveis e que estejam relacionados ao respectivo elemento. Para o elemento terra, por exemplo, pode utilizar-se de cristais, sementes, partes de plantas etc. Lembrando-se sempre de que todos os itens devem ser colhidos com respeito. 

Dias e horários planetários não devem interferir no processo de fabricação, dado que a magia elemental se dá pelas energias que estão diretamente ligadas à Terra e todos os elementos estão sempre ao nosso redor, tanto física quanto metafisicamente.

O amuleto deve ser feito de forma criativa e intuitiva, é um objeto pessoal que deve ser feito de acordo com as ideias daquele que o está confeccionando. Pode tomar diversas formas, um anel, uma pulseira, um colar, um adorno na roupa, etc. 

Durante o processo de fabricação, é recomendado que todas as peças que forem utilizadas na criação do amuleto sejam minimamente purificadas e consagradas, sendo o método de purificação e consagração da preferência do praticante.

Caso opte por utilizar um objeto que não foi criado por você, ainda funcionará, mas lembre-se de que ele não será tão energizado quanto um objeto fabricado do zero.

Os 4 elementos nas Triplicidades Zodiacais

A triplicidade zodiacal, de forma extremamente simples, é a divisão dos 12 signos pelos 4 elementos, ou seja, para cada elemento temos um grupo de 3 signos. O conceito da triplicidade vai além disso, porém podemos nos manter apenas até esse ponto para o que utilizaremos aqui.


Signos de FOGO: Áries, Leão, Sagitário.

Signos de TERRA: Capricórnio, Touro, Virgem.

Signos de AR: Libra, Aquário, Gêmeos.

Signos de ÁGUA: Câncer, Escorpião, Peixes.


A importância de se entender a triplicidade zodiacal se dá porque através dela podemos adicionar uma carga de energia ainda maior em nosso amuleto, utilizando as letras correspondentes ao elemento no qual você está trabalhando e adicionando AL no final de cada um, formando assim um nome angélico, que é a expressão da força.

Essas letras são basicamente as letras que governam cada signo, nesse caso utilizaremos as letras da triplicidade zodiacal do elemento que está sendo trabalhado, e lembrando sempre de adicionar o AL ao final. 


FOGO

Triplicidade:

Áries

Heh

Leão

Teth

Sagitário

Samech

+AL =

Hitsael

TERRA

Triplicidade:

Touro

Vav

Virgem

Yod

Capricórnio

Ayin

+AL =

Vioel

AR

Triplicidade:

Gêmeos

Zayin

Libra

Lamed

Aquário

Tzaddi

+AL =

Zaitzel

ÁGUA

Triplicidade:

Câncer

Cheth

Escorpião

Nun

Peixes

Qoph

+AL =

Chankel


Consagração e Ativação

Pré ritual

Com seu amuleto pronto, é hora de realizar a ritualística onde ele se tornará realmente útil e funcional. A ritualística em si, assim como a fabricação, é extremamente livre e intuitiva, podendo ser realizada de diversas maneiras diferentes. Neste texto deixarei alguns exemplos para serem utilizados como base.


Antes da ritualística, você deve ter claro na sua mente qual função este amuleto vai ter. Escreva uma oração de consagração definindo todas as funções que você quer que este amuleto tenha, lembre-se sempre de que tudo que você quiser colocar nele deve ser correspondente às virtudes/vícios do elemento que estiver sendo trabalhado. Caso seja de seu interesse, fabrique também um selo para o intento, que pode ser deixado próximo ao amuleto no altar.

Montagem do altar e preparação

Monte um altar relacionado ao elemento em si. Na montagem deste altar, adicione o máximo de correspondências possíveis, ou ao menos algumas que sejam importantes para você. Utilizando o elemento Terra como exemplo novamente: seria interessante montar o altar virado ao Norte (ponto cardeal do elemento Terra), com cores que representam o elemento, como verde e amarelo, plantas, flores, madeira e cristais. Todos estes elementos do altar devem estar dispostos em volta do amuleto, que estará no centro do altar. Isso se deve ao fato de que o amuleto vai se “alimentar” das energias do elemento que são emanadas por estes itens dispostos ao seu redor.

Caso você tenha um círculo de consagração, pode utilizá-lo. Deixe o amuleto dentro dele e os elementos do altar dispostos ao seu redor.

Para preparar o local do ritual, recomenda-se realizar um banimento que seja de preferência do praticante. O Ritual menor do pentagrama é uma ótima alternativa por ser rápido, eficiente e por ter a simbologia do pentagrama enraizada nele (o pentagrama tem ligação direta com os 4 elementos).


Durante a ritualística, evite interferências elétricas, pois isso lhe ajudará a se conectar com o(s) elemento(s) de forma mais eficiente. Então, mantenha-se sob a luz de velas se possível. 

Ritualística

Inicie a ritualística purificando completamente seu amuleto, removendo todas as energias indesejáveis. Para isso, pode utilizar-se da água da arte da alta magia, cristais, orações, ou qualquer outra forma de limpeza que o praticante domine. Caso não tenha fabricado o amuleto por si só, redobre a atenção nesta parte do processo, pois é de extrema importância.


Com o amuleto purificado, inicie a liturgia. O primeiro passo, é invocar a energia do(s) elemento(s) no qual você estiver trabalhando. Para isso, recomendo a leitura das orações elementais de Eliphas Levi. Caso esteja trabalhando com o elemento Terra, recite a oração da Terra. Durante a oração, sinta a energia do elemento saindo dos itens que estão no altar e se espalhando pelo local. Passe o amuleto sob o elemento, deixando-o em contato direto ou quase direto.


Agora, respire fundo algumas vezes, prenda a respiração e repita mentalmente as letras da triplicidade zodiacal correspondente. Faça isso diversas vezes, como se estivesse respirando sob o amuleto e pronunciando as letras de forma vibratória.

Agora, trace o sinal da rosa-cruz sob o amuleto, então trace o pentagrama de invocação do elemento enquanto vibra as letras da triplicidade com AL no final. 


Após isso, leia sua oração de consagração, direcionando todas as energias ao objeto. Caso tenha fabricado algum sigilo para sintetizar o objetivo do amuleto, trace-o sob ele enquanto recita a consagração ou logo após terminar. Ao final, recite a oração do elemento novamente e finalize o ritual. 


Após finalizar o ritual, lembre-se de realizar um banimento novamente.

Potencialização através dos espíritos elementais

Caso você tenha acesso a espíritos elementais, você pode potencializar seu amuleto através deles. Para isso, basta evocar um espírito do elemento relacionado ao seu amuleto, e respeitosamente pedir para que ele energize este objeto com o elemento dele. Se for da vontade do elemental, assim será feito. Os espíritos elementais são seres que devem ser tratados de forma respeitosa e nunca devem ser forçados a nada. Ao contrário do que alguns pensam, eles possuem livre arbítrio e, se não gostarem de alguém, podem simplesmente se recusar a ajudar. Devemos lembrar que a função dos elementais é para auxiliar os elementos da Terra, sendo assim eles não têm a obrigação de ajudar algum humano, mas se forem tratados de forma amigável, podem nos ajudar em diversos aspectos da nossa vida! Não recomendo a conjuração destes espíritos através do viés cerimonial, por questões que não cabem a ser discutidas aqui. Então, se possível, faça tudo da forma mais natural possível.


Círculo de consagração elemental

Este círculo pode ser utilizado para qualquer operação que envolva energização/consagração de algum objeto através dos 4 elementos.


Círculo por Gecko

Lembre-se de respeitar os pontos cardeais, cada elemento deve estar na sua direção correta no momento em que o círculo for utilizado.


Norte: Elemento Terra, Tattwa Prithvi, Arcanjo Uriel.

Sul: Elemento Fogo, Tattwa Tejas, Arcanjo Mikhael.

Leste: Elemento Ar, Tattwa Vayú, Arcanjo Rafael.

 Oeste: Elemento Água, Tattwa Apas, Arcanjo Gabriel.


Por se tratar de uma operação elemental, este círculo pode ser utilizado em qualquer dia e horário, não necessitando seguir dias e horários planetários específicos.

Para a fabricação, é recomendado que seja feita em dia e hora de mercúrio, estando a lua em fase crescente. Lembre-se sempre de consagrar e purificar todas as ferramentas que serão utilizadas na fabricação do círculo. (Respeitaremos o horário de mercúrio na fabricação devido ao fato de que temos 4 nomes de arcanjos diferentes dentro do círculo, por isso é preferível que seja fabricado em um dia e horário neutro).

A estrela de 20 pontos no centro é um aspecto chamativo do círculo, porém pode ser deixado de lado sem grandes problemas (leve em conta que caso opte por fabricar sem a estrela, é uma energia a menos que você está colocando durante o processo).

Elementos 

Terra

Virtudes: Paciência, Prudência, Resistência, Justiça, Coragem, Estabilidade, Confiança, Perseverança, Boa Memória, Prosperidade, Concentração. 

Vícios: Avareza, Materialismo, Preguiça, Impulsos sexuais extremos, Possessividade, Anti-sociabilidade.


Água

Virtudes: Serenidade, Sensibilidade, Mediunidade, Compaixão, Modéstia, Inteligência Emocional, Adaptabilidade, Fluidez. 

Vícios: Lentidão, Frieza, Dependência, Indiferença, Malícia, Estagnação, Auto-depreciação. 


Ar

Virtudes: Inteligência, Criatividade, Razão, Clareza Mental, Alegria, Jovialidade, Boa Comunicação. 

Vícios: Ansiedade, Ignorância, Inconstância, Egoísmo, Bloqueio Criativo, Fadiga Mental.


Fogo

    Virtudes: Ousadia, Entusiasmo, Vontade, Força, Determinação, Transmutação. 

Vícios: Irritabilidade, Nervosismo, Agressividade, Teimosia, Intemperança.


Tattwas

Os Tattwas são as diferentes vibrações do elemento Éter, que podem se materializar em diferentes formas. 

Existe o éter em estado ígneo (Tejas).

Existe o éter em estado gasoso ou fluídico, como princípio do ar (Vayú).

Existe o éter em estado aquoso como princípio da água (Apas).

Existe o éter em estado pétreo, como princípio mineral (Pritvi).


Basicamente são outras formas de se interpretar os mesmos elementos. Os tattwas são uma ótima forma de você se conectar com os 4 elementos de forma mais intensa, veja abaixo uma ilustração dos tattwas:


(Terra PRITHVI, ar VAYU, éter, fogo TEJAS, e água APAS, respectivamente)

Na hora da fabricação de seu amuleto, leve em consideração o símbolo dos Tattwas, pois são extremamente poderosos e se comunicam com a parte mais profunda do nosso subconsciente.



Símbolos para a ritualística:

A Rosa-Cruz


Pentagramas de banimento e invocação.

Adendos extras:

LUA: As fases da lua devem ser levadas em consideração durante o processo de fabricação. Como em qualquer fabricação, é recomendado que seja feita em lua crescente. Para a ritualística em si, também se atente a lua. Seu amuleto carregará que tipo de energia? Uma energia de crescimento, ascensão, expansão? Lua crescente. Energia de restrição, destruição, finalização? Lua minguante. É bem simples de entender. Caso o rito seja feito em uma lua “errada” a operação não será sabotada completamente, porém pode não funcionar tão bem quanto se fosse feita durante a lua “correta”. 

Dois elementos ou mais: Pode-se realizar a energização do amuleto através de mais de um elemento, basta adicioná-los ao altar. Não esqueça de recitar a oração de todos os elementos que forem atribuídos para o amuleto. Não recomendo a energização feita por espíritos elementais para um amuleto com mais de um elemento, isso pode acarretar em desequilíbrio para o amuleto e certa instabilidade que apenas um magista experiente conseguirá controlar.

Complexidade da função do amuleto: Você pode criar um amuleto com uma função bastante específica, mas saiba que isso pode complicar a atuação do amuleto na sua vida. Quanto mais complexo o intento, mais complexo deve ser o amuleto.


Referências

How to make and use Talismans by Israel Regardie

The Golden Dawn - Israel Regardie

https://mortesubita.net/alta-magia/magia-de-talismas/

Magia Elemental - Ali Mohamad Onaiss

A Magia dos Pantáculos - Dalton RF


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Tarot e a Cabala Mística

Entendendo os Signos através de seus Elementos e suas Qualidades

Comunhão Expansiva Com o Fogo